Como serão as salas de aula da Escola InovAção
Muito em breve, alunos e professores poderão desfrutar de equipamentos que permitem expandir o conteúdo didático para fora do ambiente físico e que tornarão as atividades mais interativas e dinâmicas. Os professores também terão maior controle do desempenho dos alunos.Clique AQUI para ampliar a imagem
Um computador por aluno
Cada aluno terá um notebook ou um smartphone mais desenvolvido para acompanhar o conteúdo disponibilizado no quadro interativo, acessar arquivos e buscar conteúdo na internet. Os terminais estarão interligados em rede para que seja possível realizar tarefas colaborativas. Ao final da aula, todo o conteúdo será armazenado no terminal, que o aluno levará para casa.
Reconhecimento de caligrafia |
Professores e alunos podem interagir com os conteúdos por meio de recursos como anotações sobre as imagens, ampliações e recortes. O professor pode trabalhar com sua própria caligrafia, como se utilizasse uma lousa convencional (alguns modelos contam inclusive com sistema de reconhecimento de distintas caligrafias).
Lousa Interativa
As lousas darão lugar aos quadros interativos, que permitem exibir conteúdos em forma de imagem, áudio, vídeo e texto. Inclusive arquivos pré-programados, sejam eles disponibilizados por editoras ou selecionados pelos próprios professores, até o vasto contéudo disponibilizado na web.
Avaliação simultânea
O relacionamento entre alunos e professores pode ser mediado pelo votador, pelo qual os alunos podem responder a uma questão proposta pelo professor. Assim, os professores podem avaliar, antes e depois da aula, o grau de entendimento de determinado tema.
Conteúdo expandido
As aulas terão continuidade na internet e em ambientes como o Second Life, utilizado também para atividades em sala.
Gerenciamento online
O professor disporá de um software para gerenciar os conteúdos que são disponibilizados nos terminais dos alunos. Além de evitar o acesso a conteúdos indevidos, ou desvinculados da atividade didática, poderão trabalhar considerando a evolução de cada aluno.
Tarefa individual
Os professores poderão, por exemplo, enviar exercícios mais complexos àqueles que já concluíram determinada tarefa e auxiliar quem enfrenta dificuldades.
Experiências em realidade virtual
Óculos e capacetes especiais podem trazer, para a atividade didática, os atraentes recursos da realidade virtual. Uma webcam capta as ações que são realizadas pelos alunos e as transfere para o ambiente da realidade virtual, onde acontecerão os efeitos dessas ações (por exemplo, uma explosão decorrente de uma experiência química malsucedida, ou a cura ou morte de um paciente que foi submetido a uma cirurgia virtual). Será possível contar também com a evolução da produção de imagens holográficas como recurso didático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário