sábado, 28 de janeiro de 2012

Fundamentos da Escola InovAção




Nossa escola acredita que: Educação é o processo de transformação do Homem e do mundo onde ele vive. Ela acontece na troca, no diálogo, nas discussões e vivências do ser humano.

Como dizia Paulo Freire “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo..” (Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981, p.79)

Acreditamos na importância da relação da escola-família- sociedade, para formarmos seres humanos autônomos, críticos, responsáveis pelos seus atos, solidários e comprometidos com a sociedade, com o coletivo e que se percebam como agentes transformadores do mundo em que vivem, portanto, para a nossa escola, são essenciais valores como, autonomia, responsabilidade, solidariedade e democracia.
Para nós é fundamental respeitarmos os conhecimentos de cada um, valorizarmos suas culturas e proporcionarmos oportunidades mais igualitárias de aprendizagem para todos os estudantes.
Buscamos um sistema inclusivo para todos. Nossa meta é romper com o modelo tradicional de funcionamento da escola e das salas de aula, utilizando didáticas inovadoras que promovam a inclusão de todos nas atividades realizadas, vencendo o fracasso e a evasão escolar, priorizando a aprendizagem para todos.

Para uma educação de qualidade apostamos na formação continuada dos professores e nas reflexões constantes sobre suas práticas pedagógicas. 


O professor reflexivo é, pois, fundamentalmente, um professor investigador, pois ele e só ele é capaz de examinar sua prática, identificar seus problemas, formular hipóteses, questionar seus valores, observar o contexto institucional e cultural ao qual pertence, participar do desenvolvimento curricular, assumir a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional e fortalecer as ações em grupo. (Zeichner e Liston, apud Geraldi, Messias e Guerra, apud Miranda 2006, p. 134)


Os professores, da escola InovaAção tem o dever de analisar sua própria prática pedagógica e através desta análise qualificá-la, pois seu maior objetivo é formar cada vez mais pessoas capazes  de pensar, ou seja, formar para o pensamento e não apenas para receber informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário