Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o Currículo enfatizará como consta em nosso PPP o desenvolvimento das aprendizagens no âmbito motor, linguístico, social, cultural e emocional de forma independente, buscando que este seja significativo e construído coletivamente, bem como, fornecerá aos alunos os subsídios necessários às aprendizagens significativas, sabendo que nesta fase a criança encontra-se em desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional e crítico.
· O processo de alfabetização, a introdução do aluno ao mundo letrado, deverá ser o mais agradável possível. O professor deve estar consciente de suas atitudes e atento às reações das crianças, pois é necessário que cada aluno receba dentro do possível um acompanhamento particular e procure suprir as dificuldades que aparecerão ao longo do ano.
· A língua oral e escrita será um veículo de representações, concepções e valores Socioculturais. Serão trabalhados tanto a capacidade de análise crítica e reflexão sobre valores e concepções quanto à capacidade de participação, devendo ser sempre abordados e incluídos nos princípios metodológicos, nos projetos de trabalhos e/ou estudos, nos estudos de textos com os alunos .Essa área oferece inúmeras possibilidades de trabalho, uma vez que está presente em todas as situações de ensino e aprendizagem e serve de instrumento de produção de conhecimento em todas as áreas e temas.
.
· O ensino da Matemática não será feito de forma isolada, limitando-se a explorar os conteúdos. A Matemática será ministrada num contexto significativo para o aluno, para que ele possa fazer uma conexão desta disciplina com as outras áreas do conhecimento.
· A Escola buscará a correlação entre os conteúdos das áreas de conhecimentos e o universo de valores e modos de vida de seus alunos.
A inserção dos alunos no mundo histórico-geo-físico deverá ocorrer de forma a possibilitar-lhes a construção de conhecimentos que se transformem em .âncoras para o domínio seguro de conceitos lógicos esses por sua vez serão indispensáveis para que eles possam construir aprendizagens significativas.
· Na área de ciências naturais trabalharemos com o desconhecido, através do diálogo estabelecido entre as diferentes áreas, numa proposta envolvendo o estudo das temáticas problematizadas e contextualizadas, favorecendo assim as novas experiências e abordagens, e também permitiremos o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos possibilitando assim a compreensão das relações entre ciências e sociedade.
· Por estar a escola inserida num contexto social no qual atua, modifica e sofre influências, trataremos de discussões referentes a essa sociedade e questões que interfiram na vida dos alunos e com as quais eles se deparam todos os dias, desta forma estaremos abordando as temáticas sociais.
· As manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural
dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. Dessa forma o aluno será motivado a entrar em contato com essas produções, com o universo da arte, podendo assim exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginativas em torno da aprendizagem artística e estética. Pela arte, queremos que o aluno perceba a interação de seu próprio corpo, suas mãos e olhos adquirem habilidades, o ouvido e a palavra se aprimorem, enquanto desenvolvam atividades nas quais as relações interpessoais perpassam o convívio social o tempo todo. Nessa área serão desenvolvidos projetos envolvendo Artes Visuais, Dança Música e Teatro.
· Ao longo do tempo (da história), o homem transformou-se pela modificação do meio ambiente, criou cultura, estabeleceu relações econômicas, modos de comunicação com a natureza e com os outros. Com base nisso iremos propor ações e projetos para que possamos refletir junto com o aluno sobre essas relações socioeconômicas e ambientais, para se tomar decisões adequadas a cada passo, na direção das metas desejadas por todos: o crescimento cultural, a harmonia nas relações, a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental. Cabe à escola repassar com seu coletivo todas as agente de transformação social.
Escola Inova AÇÂO
Grade curricular Básica para o Ensino Fundamental
Ciclo I 1ºao 5º ano ou 1ª a 4ª séries
Componentes Curriculares | Anos/Séries/Aulas | ||||||
| | | 1º ano | 2º ano 1ª série | 3º ano 2ª série | 4º ano 3ª série | 5º ano 4ª série |
Português | | | | | | ||
Matemática | | | | | | ||
Ciências físicas e biológicas | | | | | | ||
História | | | | | | ||
Geografia | | | | | | ||
Artes | | | | | | ||
Cidadania e Meio Ambiente | | | | | | ||
Educação Física | | | | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário