sábado, 28 de janeiro de 2012

Currículo das séries iniciais e grade curricular InovAção




Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o Currículo enfatizará como consta em nosso PPP o desenvolvimento das aprendizagens no âmbito motor, linguístico, social, cultural e emocional de forma independente, buscando que este seja significativo e construído coletivamente, bem como, fornecerá aos alunos os subsídios necessários às aprendizagens significativas, sabendo que nesta fase a criança encontra-se em desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional e crítico.

·         O processo de alfabetização, a introdução do aluno ao mundo letrado, deverá ser o mais agradável possível. O professor deve estar consciente de suas atitudes e atento às reações das crianças, pois é necessário que cada aluno receba dentro do possível um acompanhamento particular e procure suprir as dificuldades que aparecerão ao longo do ano.

·         A língua oral e escrita  será um veículo de representações, concepções e valores Socioculturais. Serão trabalhados tanto a capacidade de análise crítica e reflexão sobre valores e concepções quanto à capacidade de participação, devendo ser sempre abordados e incluídos nos princípios metodológicos, nos projetos de trabalhos e/ou estudos, nos estudos de textos com os alunos .Essa área oferece inúmeras possibilidades de trabalho, uma vez que está presente em todas as situações de ensino e aprendizagem e serve de instrumento de produção de conhecimento em todas as áreas e temas.
.

·         O ensino da Matemática não será feito de forma isolada, limitando-se a explorar os conteúdos. A Matemática será ministrada num contexto significativo para o aluno, para que ele possa  fazer uma conexão desta disciplina com as outras áreas do conhecimento.

·         A Escola buscará a correlação entre os conteúdos das áreas de conhecimentos e o universo de valores e modos de vida de seus alunos.
            A inserção dos alunos no mundo histórico-geo-físico deverá ocorrer de    forma a possibilitar-lhes a construção de conhecimentos que se transformem em .âncoras   para  o domínio seguro de conceitos lógicos esses por sua vez serão indispensáveis  para  que eles possam construir aprendizagens significativas.

·         Na área de ciências naturais trabalharemos com o desconhecido, através do diálogo estabelecido entre as diferentes áreas, numa proposta envolvendo o estudo das temáticas problematizadas e contextualizadas, favorecendo assim as novas experiências e abordagens, e também permitiremos o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos possibilitando assim a compreensão das relações entre ciências e sociedade.

·         Por estar a escola inserida num contexto social no qual atua, modifica  e sofre influências, trataremos de discussões referentes a essa sociedade e questões que interfiram na vida dos alunos e com as quais eles se deparam todos os dias, desta forma estaremos abordando as temáticas sociais.

·         As manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural
dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. Dessa forma o aluno será motivado a  entrar em contato com essas produções, com o universo da arte, podendo assim exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginativas em torno da aprendizagem artística e estética. Pela arte, queremos que o aluno perceba a interação de seu próprio corpo, suas mãos e olhos adquirem habilidades, o ouvido e a palavra se aprimorem, enquanto desenvolvam atividades nas quais as relações interpessoais perpassam o convívio social o tempo todo. Nessa área serão desenvolvidos projetos envolvendo Artes Visuais, Dança Música e Teatro.

·         Ao longo do tempo (da história), o homem transformou-se pela modificação do meio ambiente, criou cultura, estabeleceu relações econômicas, modos de comunicação com a natureza e com os outros. Com base nisso iremos propor ações e projetos para que possamos refletir junto com o aluno sobre essas relações socioeconômicas e ambientais, para se tomar decisões adequadas a cada passo, na direção das metas desejadas por todos: o crescimento cultural, a harmonia nas relações, a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental. Cabe à escola repassar com seu coletivo todas as  agente de transformação social.




Escola Inova AÇÂO
Grade curricular  Básica para o Ensino Fundamental
 Ciclo I 1ºao 5º ano ou 1ª a 4ª séries


Componentes Curriculares

Anos/Séries/Aulas





1º ano

2º ano
1ª série
3º ano
2ª série
4º ano
3ª série
5º ano
4ª série

Português







Matemática







Ciências físicas e biológicas






História







Geografia







Artes







Cidadania  e Meio Ambiente






Educação Física







Nenhum comentário:

Postar um comentário