quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Projeto Político Pedagógico 2011


                    ESCOLA: 


1.1.Diagnóstico da realidade: Escola InovAÇÃO está localizada Rua das Artes, nº 80, no Bairro Contemporâneo, na zona norte da cidade Bruno Segalla, atendendo aproximadamente 250 alunos da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. O espaço físico da escola é amplo e bem estruturado, com um grupo de profissionais conscientes e comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem.
A Escola InovAÇÃO considera o ser humano como sujeito histórico, capaz de construir, a partir de relações e interações, sua história cultural e social de forma responsável e autônoma, compreender as contradições da sua realidade, bem como do contexto mundial, transformando-a e transformando-se através de  postura crítica e propositiva, respeitando a si, ao outro e ao planeta.
O processo de ensino-aprendizagem é fundamentado dentro de uma proposta político-pedagógica que leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Esta proposta pedagógica, por sua vez é constituída numa linha de ação construtivista, que tem como função a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação do aluno para que o mesmo perceba o poder do conhecimento e o veja como ferramenta necessária e fundamental para a transformação da sociedade.
CURRÍCULO
O currículo desta proposta pedagógica materializa uma intenção, cujo objetivo é o desenvolvimento das aprendizagens no âmbito motor, lingüístico, social, cultural e emocional de forma independente, por isso busca o currículo significativo, o qual não permanece estanque, sendo construído coletivamente, de forma flexível, acompanhando as problematizações do contexto da comunidade escolar. Visto que não há ação reflexiva sem conflito, disputa de idéias, desconstrução e, portanto, sem adversidade nas relações.
A proposta pedagógica organiza-se a partir de dois âmbitos de experiências – Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo – sendo esses constituídos pelos seguintes eixos de trabalho: Identidade e Autonomia, Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, e matemática. Essa proposta é desenvolvida por meio de projetos de trabalho que buscam a integração dos diferentes eixos a partir de problematizações, pesquisas, aulas de campo e investigações. As descobertas realizadas pela turma são sistematizadas em atividades coletivas e individuais. Algumas delas constituem um portfólio que contribui para a avaliação.

Metodologia:
A Escola InovAÇÃO tem como proposta a organização do currículo escolar através de temas geradores na concepção freireana.
Conforme Paulo Freire (1975), “o tema gerador não se encontra nos homens isolados da realidade, nem tampouco na realidade separada dos homens. Só pode ser compreendido nas relações homens-mundo. Investigar o tema gerador é investigar o pensar dos homens, referido à realidade, é investigar seu atuar sobre a realidade, que é sua práxis”.
Dentro desta metodologia o tema gerador é o limite explicativo que a comunidade escolar tem de sua realidade, sendo um problema vivido por ela e que nem sempre é percebido. Para se chegar ao tema(s) gerador(s), faz-se necessário a pesquisa sócio-antropológica. Nessa pesquisa, a escola busca um diálogo com alunos, pais e comunidade em geral, a fim de conhecer como esta percebe a sua realidade.
Tendo o(s) tema(s) gerador(s) apresentado(s), considera-se a contextualização e a relação entre a teoria e a prática. Assim, envolve-se a problematização dos conteúdos escolares, o desenvolvimento de projetos de trabalho, a pesquisa e a investigação. Desse modo, prioriza a integração entre as áreas, relacionando os diversos saberes que compõem o conhecimento escolar.


                      AVALIAÇÃO
A educação e a escola baseiam-se no respeito às diferenças, através do diálogo e da construção do conhecimento.
Nesse contexto, a avaliação deve ser emancipatória, pois o compromisso principal (...)envolvidas numa ação educacional escrevam sua própria história e gerem suas próprias alternativas. (in Saul;1994). Desse modo, a avaliação é um ato investigativo que acontece no decorrer do processo ensino-aprendizagem, possibilitando ao educando e ao educador a verificação constante das e dificuldades encontrados.

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